• Sorriso ainda é uma barreira para a confiança dos brasileiros, mas a tecnologia pode ajudar. Como?

    Andrea Nazaré é cofundadora e Head de Operações da SouSmile
    Jose Renato Junior | 13 maio 2022

    Muitas pessoas, ao posar para uma foto, dão um sorriso tímido, sem mostrar os dentes. Ou, ao dar risada em público, levam a mão na frente da boca.

    Esse comportamento é muito comum e, se você não se sente assim, certamente conhece alguém com essas características.

    No Brasil, existem 43 milhões de pessoas com má oclusão, ou desalinhamento, nos dentes – e este é um dos motivos que mais causam insegurança nos indivíduos.

    A perda dos dentes é, também, um fator que prejudica muito a qualidade de vida dos brasileiros.

    Segundo o estudo Percepções Latino-americanas sobre Perda de Dentes e Autoconfiança, feito pela Edelman Insights, para 32% dos entrevistados a perda de dentes é um impeditivo para um estilo de vida saudável e ativo. A pesquisa ouviu 600 latino-americanos, entre eles 151 brasileiros.

    De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), 39 milhões de pessoas no país usam próteses dentárias, sendo que uma em cada cinco delas tem entre 25 e 44 anos.

    Além disso, 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente e 41,5% dos cidadãos com mais de 60 anos já perderam todos.

    COMO A TECNOLOGIA PODE AJUDAR?

    Cuidar da saúde bucal é fundamental para nossa autoestima.

    As referências mostram como o sorriso afeta a nossa confiança e a prevenção e o tratamento precoce são de grande importância para não enfrentarmos situações que nos façam querer esconder os nossos dentes.

    Até pouco tempo atrás, grande parte da população não tinha acesso aos procedimentos disponíveis, mas a odontologia – assim como todas as outras áreas relacionadas à saúde – evoluiu muito.

    A tecnologia, além de deixar os tratamentos mais modernos, eficazes e previsíveis, gerou uma redução nos custos, fazendo com que mais pessoas tenham condições de pagar por um serviço de excelência.

    Enxergo que ainda falta um trabalho de conscientização da população sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal.

    Nesse sentido, a tecnologia também é uma ferramenta importante de comunicação, uma vez que consegue levar conteúdo didático para diferentes públicos.

    Espero que o futuro da odontologia seja cada dia mais acessível e moderno, com um forte trabalho de prevenção e conscientização para que ninguém mais tenha que sofrer com vergonha de mostrar o sorriso.

    **
    Andrea Nazaré é cofundadora e Head de Operações da SouSmile, startup brasileira de alinhadores dentais que tem como missão entregar bem estar e autoestima por meio do sorriso.

    Confira Também: