Não tem como pensar em inovação na saúde sem falar da transformação digital, que já vem acontecendo há muito tempo. O Grupo Fleury entende que o físico e o digital se tornaram interdependentes e, claro, a pandemia foi um motor propulsor dessa percepção e da experimentação da saúde atuando entre os dois mundos.
O chamado phygital resulta em personalização e eficiência do atendimento, além de ter o poder de levar a medicina muito mais longe. Com as teleconsultas foi possível atender e proteger a população durante a fase de isolamento social, comprovando a eficácia da entrada da tecnologia nesse segmento. E a solução veio para ficar. Em vez de ir ao hospital em casos simples, como uma dor nas costas, o paciente pode percorrer uma jornada mais segura.
“Ele pode falar com o pronto atendimento digital, fazer os exames e marcar uma consulta online, sem a necessidade de ir ao consultório”, afirma Ana Claudia Pinto, Diretora Médica do Grupo Fleury Saúde Digital.
A plataforma digital do Grupo atua nesta direção. Entretanto, o Fleury foi além, colocando em prática sua proposta de levar saúde de qualidade a um custo mais acessível. Um bom exemplo é a parceria com a ONG Gerando Falcões e a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos na atuação na Favela dos Sonhos (SP). Com a instalação de uma cabine de telemedicina conduzida por uma enfermeira na comunidade, a partir de tecnologias que possibilitam a realização de exames a distância, os médicos chegaram aos pacientes sem sair do lugar.
Essa é apenas uma das iniciativas no âmbito social que permeiam a agenda ESG do Grupo, que tem uma visão estratégica do tema, registrado na missão da companhia.
Outro ponto de destaque é o forte investimento do Fleury na ampliação de seu ecossistema, buscando soluções para oferecer os serviços de atenção primária, diagnóstico e tratamento, incluindo cirurgias de média e baixa complexidades.
“Nós acompanhamos o indivíduo ao longo de sua jornada de cuidado e olhamos para o melhor desfecho. Isso permite o uso adequado dos recursos e melhor sustentabilidade do sistema de saúde. Sempre colocando o paciente no centro de tudo”, explica a presidente, Jeane Tsutsui.
A companhia vem trabalhando com novos elos, serviços que se complementam na construção da jornada. A ortopedia, uma das especialidades vistas como estratégicas para a companhia, ilustra bem essa atuação. A área tem uma enorme demanda da realização de exames diagnósticos por imagem e grande previsibilidade no tratamento, o que garante a sustentabilidade do sistema. Fazendo tudo dentro de casa, o Grupo Fleury evita cirurgias em excesso e consegue atender as de média e baixa complexidades que são necessárias.
Para tanto, a companhia ampliou seu ecossistema de saúde em ortopedia. Além de contar com o Centro Avançado de Diagnóstico por Imagem Osteomuscular e do Fleury Hospital Dia, no ano passado, foram adquiridas nove unidades da Clínica Vita, uma das maiores referências nacionais em ortopedia. E novas unidades já foram lançadas, representando um crescimento de 60% da base integrada.
Em linha com as evoluções da área de saúde, o Grupo ainda aposta na medicina preditiva e tem enorme potencial nesse avanço por conta de sua expertise na medicina diagnóstica. A proposta é, a partir da análise do DNA, identificar alterações genéticas que sugerem a predisposição a algumas patologias, além de ajudar no diagnóstico e tratamento de doenças.
O futuro está aqui e o Grupo Fleury enxerga a inovação como estratégica para acompanhar as evoluções e oferecer o melhor aos seus pacientes.
Baixe gratuitamente o e-book Inovação na Saúde e tenha acesso aos conteúdos completos e detalhados sobre cada tema desta reportagem. Clique aqui.