Há pouco mais de 60 anos, em 1957, foi lançado nos Estados Unidos um medicamento para tratar distúrbios da menstruação, o Enovid. A bula do produto trazia uma advertência: ele podia causar suspensão temporária da fertilidade.
Em muito pouco tempo, o remédio virou o queridinho de mulheres que queriam justamente esse efeito colateral: em três anos, já eram 500 mil adeptas do medicamento.
E foi então que a FDA, órgão norte-americano responsável por controlar os medicamentos, aprovou a pílula como o primeiro anticoncepcional oral.
A pílula permitiu que a mulher, que já estava no mercado de trabalho, pudesse ter um controle maior de sua carreira versus a maternidade.
Hoje, estamos vivendo uma nova revolução – de novo provocada pela inovação na saúde. A evolução da fertilização assistida e a possibilidade de criopreservar óvulos fazem com que a mulher possa adiar a maternidade para bem depois dos 50 anos.
E é sobre essas inovações, sobre tecnologia, sobre as relações da mulher com seu corpo e sobre planejamento familiar e de carreira que se trata a terceira edição do Future Health Talks (inscreva-se aqui agora mesmo!)
Marcada para o próximo dia 9 de novembro, às 17h, essa roda de conversa traz em seu centro o ginecologia e obstetra Nelson Antunes Júnior, diretor administrativo do Projeto Alfa (Aliança de Laboratórios de Fertilização Assistida).
Participam também outras duas especialistas, cada uma com uma visão diferente (e complementar) do assunto: a também ginecologista e obstetra Fabiana Sanches, gerente médica de General Medicines para a Sanofi Brasil, e a empreendedora Roberta Sotomaior, cofundadora e CEO da Bloom.
No papo, vamos tratar da evolução da maternidade e dos vários papéis da mulher nos últimos 40 anos, como a indústria farmacêutica acompanha e também protagoniza as transformações, como o ecossistema de inovação contribui para esses e os futuros novos cenários, além de vários outros assuntos.
A conversa será transmitida pelo YouTube de Future Health. Não perca tempo: inscreva-se gratuitamente aqui ou pelo QR code da imagem abaixo.