APRESENTADO POR

Ecossistemas de saúde: como a inovação influencia a jornada do paciente

Jeane Tsutsui, presidente do Grupo Fleury
Jeane Tsutsui, presidente do Grupo Fleury.
Jose Renato Junior | 10 nov 2022

O setor de saúde passa por uma grande transformação, bastante impulsionada, principalmente nos últimos dois anos. Novos serviços, possibilidades e maneiras de cuidar da saúde das pessoas vêm modificando a jornada do paciente. O resultado?

A experiência tem sido mais integrada, permitindo que exista uma coordenação de cuidados com impactos diretos na sustentabilidade do sistema. “Essa visão de ecossistema tem como premissa a integração de soluções que contemplam diferentes demandas que um indivíduo possa ter ao longo da vida”, afirma Jeane Tsutsui, presidente do Grupo Fleury

O que garante um ecossistema de saúde?

Na prática, o ecossistema permite que uma pessoa marque uma consulta de rotina, faça exames indicados pelo médico e, ao encontrar algum problema, realize o tratamento adequado. Tudo na mesma rede, suportado por plataformas e soluções digitais. “O ideal é que, cada vez mais, uma visão única da saúde de cada pessoa permita atender às necessidades existentes e específicas, desde as básicas às complexas”, afirma Jeane. 

Com 96 anos de atuação, o Grupo Fleury, por exemplo, vem ampliando a oferta de serviços justamente para acompanhar a jornada de cuidado do paciente. É possível ter acesso à atenção primária, teleconsultas médicas, diagnósticos e até tratamentos, principalmente os ambulatoriais de menor complexidade. “Criamos um ecossistema cujo objetivo é colocar as pessoas no centro do cuidado”, comenta Jeane.

A estratégia adotada, que complementa o core business de medicina diagnóstica da empresa, foi batizada de Novos Elos, uma frente que agrega serviços complementares na atenção ao paciente. Já fazem parte desse portfólio especialidades como ortopedia, oncologia, oftalmologia, infusão de medicamentos e cirurgias de menor complexidade.

“Acompanhamos o indivíduo ao longo da sua jornada e olhamos para o melhor desfecho. Isso permite o uso adequado dos recursos e a melhor sustentabilidade do sistema de saúde”. 

Esse formato facilita ainda o acesso à informação, uma vez que todo o percurso está interligado. “Os dados gerados, armazenados e facilmente consultados contribuem também para o engajamento das pessoas nesse processo”, comenta Jeane. 

Tecnologia impulsiona ecossistemas de saúde

Jeane ressalta ainda que a tecnologia aparece como uma importante alavanca desse movimento. Recursos como telemedicina, atendimento em casa, uso de Inteligência Artificial e automatização de processos, entre outros, reforçam a jornada de cuidado e, consequentemente, os ecossistemas de saúde. “A inovação é um fator essencial em culturas que colocam o cliente no centro”, ressalta.

Segundo uma projeção realizada pela consultoria global Gartner, ferramentas tecnológicas serão cada vez mais responsáveis por essa aproximação de pacientes e prestadores de serviço. Até 2025, por exemplo, estima-se que plataformas comerciais e marketplaces sejam responsáveis por 20% da conexão de clientes e companhias que atuam no segmento.

É um efeito cascata. Ou seja, quanto mais formatos, possibilidades e informações, maior será o cuidado com a saúde. E as principais tendências listadas no estudo da Gartner mostram que a tecnologia permeia todo o ecossistema:

  • Atendimento em casa;
  • Maior acesso à saúde;
  • Aumento da oferta de produtos e serviços digitais, ampliando e fortalecendo o ecossistema;
  • Atendimento virtual cada vez mais consolidado.

E você, quer saber mais sobre o tema? Neste vídeo, Jeane Tsutsui, presidente do Grupo Fleury, dá detalhes sobre o cenário atual e a importância dos ecossistemas de saúde.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando materiais especiais sobre saúde para ficar por dentro de todas as novidades.

Até a próxima!

Confira Também: