Sete em cada dez brasileiros não têm plano de saúde hoje. E, entre a minoria que não depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde, 70% fazem parte de planos coletivos empresariais, segundo dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria).
O benefício, aliás, é o mais valorizado pelos colaboradores das empresas que atuam no país. É o que traz o Guia Salarial 2021 da consultoria de recursos humanos Robert Half, afirmando que ele foi apontado como o preferido por 78% dos funcionários.
“Por isso, as empresas oferecem benefícios corporativos, especialmente relacionados à saúde, como ferramentas de atração e retenção de talentos”, afirma Rodrigo Galesi, diretor de TI e de Produtos da InterPlayers.
Galesi está envolvido, há mais de um ano, em um produto que está sendo lançado pela InterPlayers que pretende ampliar a presença do hub de negócios na jornada completa de cuidado ao paciente: o Healthy.
Segundo ele, em um país em que o paciente é o principal pagador quando precisa de medicamentos e produtos de saúde e bem-estar, empresas, planos de saúde e demais agentes têm um importante papel social no acesso e continuidade do tratamento.
O Healthy é um programa de benefícios em medicamentos, conhecido pela sigla PBM, que atua na promoção de engajamento e autonomia para os beneficiários e como mecanismo de aumento da produtividade, retenção de talentos e redução do absenteísmo para os contratantes.
A solução foi estruturada para atender RHs de empresas, operadoras de saúde, autogestões e outros participantes do mercado.
“Ele é uma plataforma digital e disruptiva de saúde e bem-estar para apoiar o usuário no tratamento medicamentoso e ajudar as empresas a diminuírem custos”, afirma o diretor.
BENEFÍCIOS PARA O USUÁRIO
Para Rodrigo Galesi, esse é o grande trunfo do produto: conseguir endereçar as dores de vários players ao mesmo tempo. Para o usuário, o aplicativo na palma da mão facilita a compra e o acesso a medicamentos com descontos.
Com o app, que tem sua base de produtos alinhada com os medicamentos aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o beneficiário pode montar seu carrinho de compras online e ele mesmo fotografar a receita prescrita por seu médico em caso de medicamento de uso restrito.
Depois de fazer suas compras online, ele pode retirar os produtos na farmácia credenciada de sua preferência (espalhadas por todo o país e que podem ser escolhidas por geolocalização) ou então recebê-los em casa.
Quando busca o varejo farmacêutico de sua preferência, o beneficiário pode ainda obter informações sobre ele, como horário de funcionamento.
Ele também pode conectar-se a um aplicativo de trânsito para entender a melhor rota até a farmácia ou a um app de serviço de transporte, se preferir.
O aplicativo permite ainda controle total do benefício, com consulta de saldo, limites, valor total do subsídio oferecido pela empresa, descontos e do extrato de compras em tempo real.
BENEFÍCIOS PARA A EMPRESA
“Para o RH da empresa, ele entrega flexibilidade para a gestão do benefício, além de oferecer uma visão em tempo real do consumo das vidas cobertas por ele”, diz Galesi.
“Hoje, o segundo maior custo corporativo é com a saúde: fica atrás apenas dos gastos com a folha de pagamento.”
O RH pode fazer uma gestão parametrizada e sistematizada das várias regras de benefícios, incluindo a aplicação de subsídios definidos pela empresa, de acordo com as políticas de cada cliente.
Segundo o diretor da InterPlayers, o Healthy possibilita a conexão dos KPIs de saúde corporativos com os demais produtos InterPlayers para, assim, ajudar a reduzir a sinistralidade com uma abordagem de cuidado contínuo.
A plataforma possibilita ainda a publicação de conteúdos de saúde e bem-estar e a criação e divulgação de campanhas de saúde corporativas – atuando, assim, na prevenção de problemas.
Por meio da Gestão dos Medicamento, é possível obter dados para conhecer o perfil de saúde e risco dos usuários, apresentados de forma estratégica para decisões assertivas em gestão de saúde populacional – claro, tudo com o LGPD.
Em fase de lançamento, o Healthy já fechou parceria com uma das maiores redes do varejo farmacêutico do país, que agora passa por testes de integração, e também com uma grande operadora de saúde.
Como a empresa, que é parte do HUB de Negócios de saúde e bem-estar InterPlayers, usa a telemedicina e as possibilidades do universo da “saúde híbrida” para democratizar consultas com médicos especialistas.